TUDO SOBRE UMA BAILARINA

01/10/2011 19:32

Dicas de Ballet: A Técnica do Ballet Clássico

 

 

A técnica do ballet refere-se a um sistema de anatomia correto com estratégias que permitam atingir a articulação, combinando execução e expressão artística dos passos de ballet.

A técnica de ballet tem apenas pequenas variações regionais a nível mundial. Diversos métodos de treinamento foram criados,  para cada estilo de ballet um treinamento específico.

O Ballet (especialmente ballet clássico) coloca grande ênfase sobre o método e execução do movimento.

A técnica do ballet pode referir-se a princípios fundamentais e as etapas em que os passos de ballet são construídos.

Estes princípios fundamentais e as etapas incluem alongar o corpo –  “puxar para cima” (uma expressão popular usada para descrever boa postura e elevação dos músculos de forma a aumentar a participação, qualidade e quantidade de voltas de uma piroueta, e um alinhamento adequado), postura, apontando o dedo do pé, e flexibilidade.

Em geral, referindo-se à execução de dança, uma bailarina com boa técnica exige um bom alinhamento.Quando o alinhamento refere-se a capacidade da bailarina de manter a cabeça, ombros e quadris alinhados verticalmente, refere-se a capacidade da bailarina  para realizar movimentos alternados com as pernas e braços, com saltos e giros.

 

 

Ana Botafogo

A história de uma carreira de sucesso desenhada na ponta dos pés...

Ana Botafogo, primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 1981, ano que ingressou na importante companhia de dança brasileira após ser aprovada num concurso público, é dona de uma carreira repleta de conquistas importantes.

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Apesar de nunca ter imaginado que sua estrela brilharia tanto, Ana afirma que a dança sempre foi a coisa mais importante em sua vida. Sua seriedade e comprometimento com a profissão a levaram a superar todo o tipo de obstáculos. Com seu carisma, a bailarina contagia seu público e inspira jovens bailarinas do país inteiro quando enche o palco com sua dança e magia.

Ana Botafogo iniciou seus estudos de ballet clássico ainda pequena em sua cidade natal, mas foi no exterior que ela complementou sua formação. Na Europa freqüentou a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris (França), a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes (França) e o Dance Center-Covent Garden, em Londres (Inglaterra).

Foi na França, mais precisamente na Ballet de Marseille, do famoso coreógrafo Roland Petit, que a bailarina brasileira dançou como profissional pela primeira vez. Suas performances no exterior incluem participações em festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (Itália), Havana (Cuba) e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil, no espetáculo dirigido por Alicia Alonso, em Madrid (Espanha), realizado em comemoração aos 500 Anos do Descobrimento das Américas.

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De volta ao Brasil no final da década de 70, a bailarina ainda muito jovem, foi nomeada Bailarina Principal do Teatro Guaíra (Curitiba-PR), da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e, em 1981 juntou-se ao balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Ao longo de sua carreira, Ana Botafogo já interpretou os papéis principais de todos as mais importantes obras do repertório da dança clássica. Destacam-se suas performances em produções completas como Coppélia, O Quebra Nozes, Giselle, Romeu e Julieta, Don Quixote, La Fille Mal Gardée, O Lago dos Cisnes, Floresta Amazônica, A Bela Adormecida, Zorba o Grego, A Megera Domada e Eugene Onegin. A bailarina também levou para diversas capitais brasileiras os espetáculos ''Ana Botafogo In Concert'' e ''Três Momentos do Amor''.

Em 1995, na qualidade de ''étoille'' convidada da Companhia de Opera Lodz (Polônia), interpretou o papel feminino do Ballet Zorba, O Grego, dançando em várias cidades do Brasil. Ana dançou como artista convidada de importantes Companhias de Ballet, tais como: Saddler’s Wells Royal Ballet (Inglaterra), Ballet Nacional de Cuba (Cuba), Ballet del Opera di Roma (Itália), entre outras.Entre seus partners internacionais estão os mais expressivos nomes da dança mundial como Fernando Bujones, Julio Bocca, David Wall, Desmond Kelly, Cyril Athanassof, Alexander Godunov, Richard Cragun, Jean-Yves Lormeau, Lazaro Carreño, Tetsuya Kumakawa, Yuri Klevtsov, José Manuel Carreño e Slawomir Wozniak.

Mas suas sapatilhas conquistaram muito mais que calorosos aplausos ao redor do Brasil e do mundo. A bailarina foi presenteada pelo Governo dos Estados Unidos da América do Norte, por intermédio Comissão Fulbright e do Governo da Inglaterra, com bolsas de estudo para aperfeiçoamento da dança.

Entre os muitos títulos que recebeu do governo do Rio de Janeiro estão o de Embaixatriz da Cidade do Rio de Janeiro e o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. O Ministro da Cultura da República Francesa nomeou-a em 1997 ''Chevalier Dans L'Ordre des Arts et des Lettres'' e em 1999, o Ministério da Cultura do Brasil outorgou-lhe o Troféu Mambembe referente ao ano de 1998, pelo reconhecimento ao conjunto do trabalho e divulgação da dança em todo o território nacional. Em dezembro de 2002 recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural, na classe de Comendadora, por ter se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à cultura no país,e em agosto de 2004 recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernestro da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Ana Botafogo é considerada, tanto pelo público como pela crítica, uma das mais importantes bailarinas brasileiras por sua técnica, versatilidade e arte."

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Coisas que uma bilarina tem ou gostaria de ter:

UM TUTU:

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SAPATILHAS DE MEIA PONTA OU PONTA:

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UNIFORMERME EM BOM OU MAL ESTADO:

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FORÇA E ELASTICIDADE:

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UMA PROFESSORA ATENCIOSA:

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QUANDO SE COMESSA O BALLET....

BRINCADEIRA♥

LittleGirls-1.jpg ballet. image by kassikens

QUANDO JÁ ESTA MAIS AVANÇADA....

DISCIPLINA♥

Dicas para seu cabelo em relação ao ballet

Prender bem o cabelo para ter um bom desenvolvimento durantes as aulas e ensaios é essencial.

A preocupação da bailarina durante a execução dos exercícios deve estar no seu corpo e não em arrumar o cabelo ou tirar a franja do rosto.

Para isso você pode usar grampos, gel, faixa de cabelo e uma redinha para prender o coque.

Como você fazer um coque:

*Primeiro faça um rabo de cavalo bem preso. Na altura baixo, médio ou alto.

*Depois enrola o rabo de cavalo e prenda com os grampos, coloque a redinha e prenda a redinha com os grampos.

*Se você tiver franja, prenda com um tic tac ou uma faixa.

*Em cabelos repicados é bom colocar um pouquinho de gel!

Boa aula!

10 dicas para você brilhar como bailarina

10 dicas para vc brilhar como bailarina

1- Se respeite acima de tudo, e valorize seu trabalho. Confiança é a chave do sucesso!

2-NUNCA tenha medo do palco.

3-mantenha se semre esforçada. 

4-Iradie alegria!

5-Não considere as outras bailarinas concorrentes ou rivais; mas sim como amigas que podem trocar experiências aprendendo umas com as outras.

6-Sorriso sempre,sempre e sempre o movimento doendo ou não.

7-Seja humilde assumindo seus erros e conhecendo seus pontos fracos;tentando sempre melhorá-los.

8-Nunca desista algumas tem mais facilidade do que as outras mas um dia você chega lá!!

9-Descubra que sua verdadeira função na dança é transmitir alegria para as outras pessoas através de sua arte.Faça valer esse dom!

10-Sapatilha furada?Não tem problema oque vale é  o amor pela DANÇA!!

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10 Coisas que aprendi com o ballet

10 Coisas que aprendi com o Ballet:

1° Meninas podem voar.

2° O problema não é cair mas sim saber se levantar.

3° Mantenha as unhas dos pés cortadas.

4°As barras não são tão indestrutiveis quanto parecem.

5° Nos mandam marcar a cabeça, não é atoa.

6° Não existe não consigo, não posso, não dou conta. No maximo AINDA não consigo , AINDA não posso , AINDA não dou conta.

7°Chão molhado é escoregadio.

8°Direita é pra Lá, e esquerda é cá.

9° Não é suor é brilho.

10° Com um grande SORRISO vc consegue tudo.

 

                        Bailarina por Hermano Lobo.

Musicas e Poemas de Ballet

Blog de balletedanca : Tudo sobre Ballet, Musicas e Poemas de Ballet

A BAILARINA 

Um, dois, três e quatro,
Dobro a perna e dou um salto,
Viro e me viro ao revés
e se eu caio conto até dez.

Depois, essa lenga-lenga
Toda recomeça.
Puxa vida, ora essa!
Vivo na ponta dos pés.

Quando sou criança
Viro orgulho da família:
Giro em meia ponta
Sobre minha sapatilha.

Quando sou brinquedo
Me dão corda sem parar.
Se a corda não acaba
Eu não paro de dançar.

Sem querer esnobar
Sei bem fazer um grand écart.
E pra um bom salto acontecer
Me abaixo num demi plié.

Sinto de repente
Uma sensação de orgulho
Se ao contrário de um mergulho
Pulo no ar num gran jeté.

Quando estou num palco
Entre luzes a brilhar,
Eu me sinto um pássaro
A voar, voar, voar.

Toda bailarina pela vida vai levar
Sua doce sina de dançar, dançar, dançar...

 


 

BAILARINA QUE PISA NO CÉU

Bailarina que pisa no céu

Mais leve que um  papel

Leva os sonhos do mundo

Ao mundo belo da arte de bailar.

Deixa o palco e corre nas ruas,

Acentua o passo firme

Em cima da sociedade

E gira em sentido da verdade.


A BAILARINA

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina

Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé

Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá

Não conhece nem lá nem si
mas fecha os olhos e sorri

Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina

Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

 


CIRANDA DA BAILARINA

Procurando bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem
E não tem coceira
Berruga nem frieira
Nem falta de maneira
Ela não tem

Futucando bem
Todo mundo tem piolho
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem
um irmão meio zarolho
Só a bailarina que não tem
Nem unha encardida
Nem dente com comida
Nem casca de ferida
Ela não tem

Não livra ninguém
Todo mundo tem remela
Quando acorda às seis da matina
Teve escarlatina
Ou tem febre amarela
Só a bailarina que não tem

Medo de subir, gente
Medo de cair, gente
Medo de vertigem
Quem não tem

Confessando bem
Todo mundo faz pecado
Logo assim que a missa termina
Todo mundo tem um primeiro namorado
Só a bailarina que não tem

Sujo atrás da orelha
Bigode de groselha
Calcinha um pouco velha
Ela não tem

O padre também
Pode até ficar vermelho
Se o vento levanta a batina
Reparando bem, todo mundo tem pentelho
Só a bailarina que não tem

Sala sem mobília
Goteira na vasilha
Problema na família
Quem não tem
Procurando bem
Todo mundo tem...
Só a bailarina que não tem...

Sapatilhas de ponta

Blog de balletedanca : Tudo sobre Ballet, Sapatilhas de ponta

 

Pequenas dicas que podem te ajudar!!!{#}

Finalmente sua professora liberou pra você usar as tão sonhadas sapatilhas de ponta?

              aki vão algumas dicas que podem te ajudar !!! :D

O momento da compra das sapatilhas de ponta é muito importante, pois seu desempenho com elas depende da escolha correta. Existem vários tipos de sapatilhas para os mais diversos formatos de pés, escolha o mais adequado para você.

*Como escolher sua sapatilha:

1.Para iniciantes, o ideal são as pontas mais macias, flexíveis, que vão se amoldar facilmente nos pés e não machucam.

2.As meninas com pés fortes (musculatura forte) devem escolher pontas resistentes, para durar mais e evitar que se torça o tornozelo com a sapatilha mole demais.

3.Cuidado com as sapatilhas importadas, elas costumam ser mais caras e nem sempre são as mais adequadas para o seu tipo de pé!!

4.Sapatilha de ponta apertada demais dá bolha no calcanhar, e grande demais dificulta o trabalho dos pés além de tirar a estabilidade da bailarina.

5.Para ver se a sua sapatilha está do tamanho certo, tente mexer os dedos. Se tiver muito espaço, ela está larga ou grande. Depois, com o pé no chão, veja se a lona está esticada no calcanhar, se não estiver, também está grande. Suba na ponta e confira se a lona no calcanhar está sobrando um pouquinho: caso não esteja, cuidado! A ponta está apertada, vai machucar e rasgar rapidinho.

6.Para quem tem pés largos, cuidado na escolha de sua ponta. As sapatilhas costumam ser muito finas, e além de machucarem, atrapalham o trabalho dos dedos. Existem sapatilhas especiais para os pés largos.

*Como amarrar a sapatilha:

1.Primeiro, costure as duas pontas do elástico acima da costura do calcanhar, de modo que o elástico dê uma "voltinha".

2.Costure uma fita (aproximadamente 45 cm) de cada lado da sapatilha. Para saber o lugar exato, dobre o calcanhar da sapatilha em direção da sola. O lugar onde a lona está dobrada é onde a fita deve ser costurada.

3.Ao calçar a sapatilha, o elástico já entra em volta do tornozelo. Cruze as fitas na frente da perna primeiro, depois atrás, na frente de novo, e amarre atrás, com dois nós (não tem laço). Certifique-se que ele não vai soltar, e coloque as pontinhas da fita para dentro da parte amarrada.

4.Não suba a fita pela perna ao enrolá-la. Ela deve ficar bem embaixo, amarrada junto ao tornozelo.

A Histórias do Ballet

 

A Histórias do Ballet

A história do ballet começou há  500 anos atrás na Itália. Nessa época os nobres italianos divertiam seus ilustres visitantes com espetáculos de poesia, música, mímica e dança. Esses divertimentos apresentados pelos cortesãos eram famosos por seus ricos trajes e cenários muitas vezes desenhados por artista célebre como Leonardo da Vinci. O primeiro ballet registrado aconteceu em 1489, comemorando o casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon. Os ballets da corte possuíam graciosos movimentos de cabeça, braços e tronco e pequenos e delicados movimentos de pernas e pés, estes dificultados pelo vestuário feito com material e ornamentos pesados. Era importante que os membros da corte dançassem bem e, por isso, surgiram os professores de dança que viajavam por vários lugares ensinando danças para todas as ocasiões como: casamento, vitórias em guerra, alianças políticas, etc.

 Quando a italiana Catarina de Medicis casou com o rei Henrique II e se tornou rainha da França, introduziu esse tipo de espetáculo na corte francesa, com grande sucesso. O mais belo e famoso espetáculo oferecido na corte desses reis foi o "Ballet Cômico da Rainha", em 1581, para celebrar o casamento da irmã de Catarina. Esse ballet durava de 5 a 6 horas e fez com que rainha fosse invejada por todas as outras casas reais européias, além de ter uma grande influência na formação de outros conjuntos de dança em todo o mundo.

 O ballet tornou-se uma regularidade na corte francesa que cada vez mais o aprimorava em ocasiões especiais, combinando dança com música, canções e poesia e atinge ao auge de sua popularidade quase 100 anos mais tarde através do rei Luiz XIV. Luiz XIV, rei com 5 anos de idade, amava a dança tronou-se um grande bailarino e com 12 anos dançou, pela primeira vez, no ballet da corte. A partir daí tomou parte em vários outros ballets aparecendo como um deus ou alguma outra figura poderosa. Seu título " REI DO SOL", vem do triunfante espetáculo que durou mais de 12 horas. Este rei fundou em 1661, a Academia Real de Ballet e a Academia real de Música e 8 anos mais tarde, a escola Nacional de Ballet. O professor Pirre Beauchamp, foi quem criou as cinco posições dos pés, que se tornaram a base de todo aprendizado acadêmico do Ballet clássico. A dança se tornou mais que um passatempo da corte, se tornou uma profissão e os espetáculos de ballet foram transferidos dos salões para teatros. Em princípios, todos os bailarinos eram homens, que também faziam os papéis femininos, mas no fim do século XVII, a Escola de Dança passou a formar bailarinas mulheres, que ganharam logo importância, apesar de terem seus movimentos ainda limitados pelos complicados figurino. Uma das mais famosas bailarinas foi Marie Camargo, que causou sensação por encurtar sua saia, calçar sapatos leves e assim poder saltar e mostrar os passos executados.

Com o desenvolvimento da técnica da dança e dos espetáculos profissionais, houve necessidade do ballet encontrar, por ele próprio, uma forma expressiva, verdadeira, ou seja, dar um significado aos movimentos da dança. Assim no final do século XVIII, um movimento liderado por Jean-Georges Noverre, inaugurou o "Ballet de Ação", isto é, a dança passou a ter uma narrativa, que apresentativa um enredo e personagens reais, modificando totalmente a forma do Ballet de até então.

O Romantismo do século XIX transformou todas as artes, inclusive o ballet, que inaugurou um novo estilo romântico onde aparecem figuras exóticas e etéreas se contrapondo aos heróis e heroínas, personagens reais apresentados nos ballets anteriores. Esse movimento é inaugurado pela bailarina Marie Taglioni, portadora do tipo físico ideal ao romantismo, para quem foi criado o ballet "A Sílfide", que mostra uma grande preocupação com imagens sobrenaturais, sombras, espíritos, bruxas, fadas e mitos misteriosos: tomando o aspecto de um sonho, encantava a todos, principalmente pela representação da bailarina que se movia no palco com inacreditável agilidade na ponta dos pés, dando a ilusão de que saía do chão.

Foi "A Sífilde" o romantismo o primeiro grande ballet romântico que iniciou o trabalho nos sapatos de ponta. Outro ballet romântico, "Giselle", que consagrou a bailarina Carlota Grisi, foi a mais pura expressão de período romântico, além de representar o maior de todos os teste para a bailarina até os dias de hoje. O período Romântico na Dança, após algum tempo, empobreceu-se na Europa, ocasionando o declínio do ballet. Isso porém, não aconteceu na Rússia, graças ao entusiástico patrocínio do Czar.

As companhias do ballet Imperial em Moscou e São Petersburgo (hoje Leningrado), foram reconhecidas por suas soberbas produções e muitos bailarinos e coreógrafos franceses foram trabalhar com eles. O francês, Marius Petipa, fez uma viagem à Rússia em 1847, pretendendo um passeio rápido, mas também tornou-se coreógrafo chefe e ficou lá para sempre. Sob sua influência, o centro mundial da dança transferiu-se de Paris para São Petersburgo.

 

 

Durante sua estada na Rússia, Petipa coreografou célebres ballets, todos muito longos (alguns tinha 5 ou 6 atos) reveladores dos maiores talentos de uma companhia. Cada ballet continha danças importantes para o Corpo de Baile, variações brilhantes para os bailarinos principais e um grande pas-de-deux para primeira bailarina e seu partner. Petipa sempre trabalhou os compositores e foi Tchaicowsky que ele criou três dos mais Importantes ballets do mundo: a "Bela Adormecida", o "Quebra-Nozes" e o "Lago dos Cisnes".

O sucesso de Petipa não foi eterno. No final do século ele foi considerado ultrapassado e mais uma vez o ballet entrou em decadência. Chegara o momento para outra linha revolucionária, desta vez por conta do russo Serge Diaghilev, editor de uma revista de artes que, junto com amigos artistas estava cheio de idéias novas pronta para colocar em prática. São Petersburgos porém não estava pronta para mudanças e ele se decidiu por Paris, onde começou por organizar uma exposição de pintores russos, que foi um grande sucesso.

Depois promoveu os músicos russos, a ópera russa e finalmente em 1909 o ballet russo. Diaghilev trouxe para a audiência francesa os melhores bailarinos das Companhias Imperiais, como Ana Pavlova, Tamara Karsaviana e Vaslav Nijinsky e três grandes ballets sob direção de um jovem brilhante coreógrafo Mikhail Fokine, a quem a crítica francesa fez os melhores comentários. Os russos foram convidados a voltar ao seu país em 1911 e Diaghielev formou sua própria Companhia, o "Ballet Russo", começando uma nova era no ballet. Nos dezoito anos seguintes, até a morte de Diaghilev, em 1929, o Ballet Russo encantou platéias na Europa e América, devendo a sua popularidade à capacidade do seu criador em descobrir talentos novos, fragmento-se depois por todo o mundo.

 No momento atual as peças de ballet são cheias de variedades e contrates. Trabalhos antigos como "Giselle" e o mundo inteiro ao lado de outros, como os baseados em romances de Shakespeare e ainda criações recentes assinadas por coreógrafos contemporâneos e dançadas também por bailarinos do nosso tempo. Qual será próximo passo? Na sua longa história, o ballet tomou muitas direções diferentes e, por ser uma arte muita viva, ainda continua em mudando. Mas, apesar das novas danças e das tendências, futuras existe e existirá sempre um palco e uma grande audiência para os trabalhos tradicionais e imortais {#}

 

 

Ballet Clássico – Ballet para Iniciantes: saiba tudo sobre o Ballet

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Como um iniciante no ballet, você provavelmente está se perguntando o que é preciso para se tornar uma bailarina. Se seu objetivo é realmente a dançar ballet ou simplesmente aprender tudo sobre ele, aqui você encontrará informações detalhadas sobre um dos mais belos e graciosos de todos os estilos de dança.

Se você já viu uma apresentação de ballet ao vivo no palco, você está ciente da incrível capacidade de uma bailarina para se apresentar diante de uma platéia inteira. Bailarinos devem ser altamente treinado e disciplinado, mas seu trabalho duro e dedicação é evidente em sua capacidade de deslizar facilmente através de uma coreografia.

Tornando-se uma bailarina

Talvez você queira se tornar uma bailarina profissional, ou talvez você está curioso para experimentar alguns movimentos. Talvez a sua filha ou filho está pedindo para fazer aulas de ballet.

Ballet é divertido, não importa quantos anos você tem, ou que objetivo você deseja realizar através do ballet. Tornando-se um bailarino pode ser tão simples como a prática se mover em seu quarto, ou tão complexo como se tornar um bailarino principal em uma companhia de balé. Todos os bailarinos têm uma coisa em comum: o amor da graça, beleza e disciplina do ballet.

Sapatilhas de Ballet

Provavelmente a parte mais importante dos acessórios de uma bailarina são as sapatilhas. Após vários anos de formação adequada, algumas bailarinas usam sapatilhas de ponta para parecer mais leve e delicado. Bailarinas vestem collants durante as aulas e os ensaios,são apertados mas ao mesmo tempo confortável, e é a melhor roupa para dançar. Tutus ou vestidos de ballet , são normalmente reservados para as apresentações.

Os princípios do Ballet

As posições de base e técnicas de ballet foram desenvolvidas há muito tempo. Ao longo dos séculos, coreógrafos reviram as técnicas clássicas, mas as posições básicas permanecem as mesmas.

Quando você começar a aprender os passos e poses de ballet, você vai perceber que a maioria deles têm nomes franceses. Rei Luís XIV de França iniciou a primeira escola de ballet, a Academia Real de Dança, em 1661. A maioria dos termos franceses foram realizados ao longo dos anos.

Coreografia

A coreografia é a arte de desenvolver sequências de dança  ligando vários movimentos ou técnicas, muitas vezes com música. Os coreógrafos de ballet podem passar horas em uma única coreografia, “limpar” cada passo até que se encaixa com a música.

Ballet Passado e Presente

O primeiro ballet foi realizado mais de 500 anos atrás. Homens dançavam os papéis principais, como as mulheres eram consideradas fracas para realizar o desafio e, às vezes a ousada coreografia.

Muitos dos ballets mais famosos foram adaptados de contos de fadas e histórias folclóricas. Alguns ballets são baseados em fatos históricos e as histórias da Bíblia.